2 de setembro de 2016

Concerto de Violoncelos da USP lota Teatro Municipal

A série Concertos USP / Prefeitura de São Carlos, edição 2016, regressou de férias, com a apresentação do violoncelo_usp-250Fratres Ensemble de Violoncelo da USP, ocorrida no início da noite de 31 de agosto, no Teatro Municipal de São Carlos, constituindo a primeira vez que o público de nossa cidade teve a oportunidade de assistir a um concerto só com violoncelos, numa espetacular apresentação regida pelo Prof. André Luís Giovanini Micheletti.

O Fratres Ensemble de Violoncelo da USP é um grupo que conta atualmente com 18 integrantes, todos pertencentes ao curso de Bacharel em Violoncelo do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, de Ribeirão Preto.

con2

Embora o programa anunciasse a interpretação de obras de Heitor Villa-Lobos, Ástor Piazolla, Alessandro Scarlatti e de Edson Beltrami, o Fratres Ensemble de Violoncelo da USP reservou várias surpresas no seu repertório, algo que extasiou o público que lotou por completo o Teatro Municipal de São Carlos.

con3

Uma dessas surpresas veio na forma da composição inédita, da autoria de João Paulo Bastos Freitas (músico do grupo), intitulada Fantasias de um Relógio em Sol Menor. Arranjos sobre algumas composições dos Beatles abriram caminho para outras bem conhecidas, como Nothing Else Matters, dos Mettalica, Thriller, de Michael Jackson, e a famosíssima trilha sonora de abertura de Game of Thrones, para contentamento do público mais jovem, presente em grande número neste concerto.

Ao contrário do que estamos habituados a ver, o regente do Fratres Ensemble de Violoncelo da USP, André Luís Giovanini Micheletti, optou por ficar na plateia, mic225não intervindo na atuação dos jovens músicos, tendo apenas subido ao palco para interpretar uma única obra, lindíssima e introspectiva, do compositor barroco italiano Alessandro Scarlatti (1660-1725) (1660–1725), tendo constituído um dos momentos mais altos deste concerto. Em seu prólogo, Micheletti, enfatizou o trabalho que tem desenvolvido com cada um dos integrantes do Fratres Ensemble de Violoncelo da USP (todos alunos da USP), bem como a intensão forte de transmitir ao público o fato de que o violoncelo não é um instrumento elitista, muito pelo contrário, até pelas composições que foram interpretadas no Teatro Municipal de São Carlos. Micheletti sublinhou, ainda, que algumas das melhores escolas de violoncelo estão no interior do Brasil, sendo que muitas delas se encontram sediadas dentro das mais humildes comunidades das cidades de São Paulo ou do Rio de Janeiro. Não só a interpretação de André Micheletti foi aplaudida de pé, como todo o grupo correspondeu a dois bis exigidos pelo público no final do concerto.

A realização deste evento cultural contou com os apoios de todos os órgãos dirigentes da Universidade de São Paulo (USP) e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos – USP, numa organização conjunta do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Prefeitura Municipal de São Carlos, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP) e, principalmente, do Departamento de Música da FFCLRP/USP.

con1

As entradas para este concerto – bem para como para todos os outros inseridos na Série Concertos USP / Prefeitura de São Carlos, temporada 2016 -, foram livres e gratuitas.