22 de dezembro de 2015

Competição busca novas propostas para o uso de drones

Entre os dias 03 e 13 de janeiro de 2016, a drone_250USP de São Carlos receberá quarenta e oito alunos de graduação e pós-graduação e oito docentes oriundos da Universidade de São Paulo (USP), Universität Bayreuth (Alemanha), Hong Kong University of Science and Technology (HKUST – China) e da University of Illinois Urbana-Champaign (UIUC – EUA), para a realização da 10ª edição do Technology and Management International Business Plan Competition (T&MIBPC), evento organizado pelo Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (SEM/EESC/USP) e promovido pelas citadas universidades.

Idealizada inicialmente pela HKUST e pelo Programa de Tecnologia e Gestão de Hoeft da UIUC, a competição reúne, desde 2007, alguns dos estudantes que mais se destacam nas universidades participantes, os proporcionando a oportunidade de estabelecer o contato com alunos de diferentes localidades e culturas e os permitindo conhecer as cidades onde são realizadas as edições do evento. Nesta competição, os alunos são divididos em equipes mistas que, com a orientação de professores mentores, têm o objetivo de propor projetos sobre um tema específico. A USP integra o evento desde 2012, tendo participado das edições que decorreram em São Paulo (Brasil; 2012), Hong Kong (China; 2013) e Bayreuth (Alemanha; 2014). Devido a restrições orçamentárias e à falta de patrocinadores, a USP não pôde participar da edição que aconteceu em 2015, em San Francisco, nos EUA.

Na edição de 2016, os participantes irão desenvolver propostas inovadoras para o uso de drones – aeronaves não tripuladas – e apresentar uma análise de mercado e viabilidade financeira, a fim de buscar parceiros. Desde outubro deste ano, os alunos selecionados têm participado de reuniões via Skype e já têm preparado propostas iniciais, que serão apresentadas aos mentores, no primeiro dia da competição.

Para complementar seus projetos, os estudantes farão visitas técnicas a empresas localizadas na região de São Carlos, como, por exemplo, TAM, XMobots e Airship do Brasil. No dia 13 de janeiro, as equipes realizarão suas apresentações finais, que serão julgadas por uma banca organizada pela USP e premiadas em 1º, 2º, 3º e 4º lugar.

Embora o evento tenha início no dia 03 de janeiro, a abertura oficial da competição ocorrerá pelas 08h30 do dia 04, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

(Créditos: Imagem 1 – Getty Images)