5 de julho de 2017

Os 330 anos da publicação “Philosophiae naturalis principia mathematica”

Comemora-se hoje, dia 05 de julho, os 330 anos (1687) da publicação da primeira edição do livro Os Princípios Matemáticos da Filosofia Natural (em latim: Philosophiae naturalis principia mathematica, também referido como Principia Mathematica ou simplesmente, Principia), obra escrita por Isaac Newton e que teria sua continuidade através da publicação de outras duas edições, nomeadamente nos anos de 1713 e 1726.

Certamente que esse é o livro de ciências naturais mais importante já publicado, contendo as leis de Newton para o movimento dos corpos, a fundamentação da mecânica clássica e a lei da gravitação universal. Nessa publicação, Newton demonstrou as leis de Kepler para o movimento dos planetas.

O Philosophiae naturalis principia mathematica é composto de três volumes, a saber:

1 – De motu corporum – Sobre o movimento dos corpos;
2 – De motu corporum – Sobre o movimento dos corpos (cont.);