17 de março de 2020

Colóquio no IFSC/USP: Gases quânticos em duas dimensões

A Profª Patrícia Christina Marques Coelho (IFSC/USP), foi a palestrante convidada de mais uma edição do programa Colloquium diei, realizado no dia dia 13 do corrente mês, onde apresentou o tema Gases quânticos em duas dimensões.

Segundo a palestrante, gases quânticos atômicos têm se configurado como excelentes plataformas capazes de estudar fenômenos físicos dos mais diversos tipos. O alto nível de controle de suas propriedades (densidade, temperatura, interação entre as partículas) somado à flexibilidade de aprisionamento obtido por meio do uso de armadilhas de luz laser, têm possibilitado o estudo de transições de fase em gases de dimensão reduzida.

O caso de um gás quântico em duas dimensões é interessante já que, enquanto o estado ordenado de um condensado de Bose-Einstein (BEC) é suprimido para qualquer temperatura diferente do zero absoluto, em um sistema interagente uma ordem de quase-longo alcance pode ser restaurada, sendo suficiente para que o sistema se torne superfluido.

Neste colóquio, Patricia Coelho fez uma introdução à física de sistemas bidimensionais e apresentou um estudo recente em que a ordem do sistema é medida diretamente a partir da função de correlação de primeira ordem para diferentes temperaturas.