30 de agosto de 2019

“Colloquium diei” – “Tempo, coerência e referenciais quânticos”

Tempo, coerência e referenciais quânticos foi o tema do colóquio abordado pelo Prof. Diogo O. Soares-Pinto (IFSC/USP) no programa de palestras Colloquium Diei, edição relativa ao dia 30 do corrente mês, promovido pelo nosso Instituto.

Em sua apresentação, o palestrante apresentou duas abordagens para o entendimento do papel do tempo na teoria quântica. Na primeira parte, partindo de uma formulação geométrica da relação de incerteza energia-tempo, foi tratada a seguinte questão: Quão rápido um sistema quântico evolui sob uma dada dinâmica? Diogo afirmou que essa pergunta leva a formulação do limite quântico de velocidade, ou seja, um limite inferior, definindo o tempo mínimo de evolução entre estados distintos. Ele demonstrou como essa formulação geométrica permite uma visão generalista da questão e a importância da coerência quântica.

Na segunda parte, o convidado analisou o mecanismo de Page-Wootters, que explora a noção de que uma dada quantidade física sempre é definida em relação a um referencial, tratando da seguinte questão: É possível sincronizar dois relógios quânticos que não compartilham um referencial em comum? A partir desse mecanismo, o palestrante descreveu como se podem mostrar quais condições um sistema quântico deve obedecer para ser tratado como um bom referencial, identificando, assim, a assimetria temporal local como a coerência relativa num sistema composto.

Consulte o portal Colloquium diei através do link www.ifsc.usp.br/coloquios