26 de agosto de 2016 - Prof. Antonio Zelaquett Khoury (IF/UFF)

Colloquium diei: “Vórtices vetoriais e as desigualdades quânticas na ótica clássica”

Colloquium_Diei-loguinhoNeste seminário, discutiremos analogias do emaranhamento na ótica clássica e o significado físico das desigualdades quânticas, como a desigualdade de Bell, neste contexto. Primeiramente descreveremos os modos de propagação da luz em regime paraxial e a existência de estruturas não separáveis.

Daremos um significado físico preciso a esta forma de não-separabilidade em termos de vórtices vetoriais e discutiremos o papel das desigualdades quânticas como testemunhas. Em seguida trataremos da quantização dos modos associados aos vórtices vetoriais e a relação entre emaranhamento quântico e não-separabilidade estrutural dos modos.