16 de outubro de 2020

“Colloquium diei” – Quantum computing and cavity QED with spins

O IFSC/USP realizou na manhã do dia 16 de outubro mais uma sessão do programa “Colloquium diei”, desta vez com a participação do Prof. Dr. Guido Burkard, docente e pesquisador da Universidade de Konstanz (Alemanha), que dissertou sobre o tema Quantum computing and cavity QED with spins.

Burkard destacou os avanços recentes relacionados ao processamento de informações quânticas baseado em spin, de uma perspectiva teórica, incluindo o impacto de novos sistemas de materiais e nanoestruturas, controle de spin elétrico e o acoplamento de spins individuais ao campo quantizado de um ressonador de microondas supercondutor.

O palestrante lançou ainda uma discussão sobre a importância da hibridização de carga de spin para controle e medição de qubit de spin, tendo apresentado vários exemplos.

Para conferir o vídeo desta palestra, clique na imagem abaixo.