04 de março de 2016 - Prof. Adriano Andricopulo (IFSC/USP)

Colloquium diei: “Saúde Humana e os Desafios dos Novos Medicamentos”

Colloquium_Diei-loguinhoA fantástica evolução da pesquisa e desenvolvimento de fármacos nas últimas décadas foi acompanhada de avanços científicos e tecnológicos significativos que levaram à descoberta de medicamentos com várias aplicações terapêuticas, contribuindo para a melhoria da qualidade e expectativa de vida da população mundial.

Apesar dos avanços alcançados, existem inúmeros desafios à frente. O emprego de métodos de Química Medicinal de planejamento de fármacos baseado na estrutura do receptor (SBDD, do inglês structure-based drug design) e do ligante (LBDD, do inglês ligand-based drug design) tem se tornado cada vez mais importante na identificação, planejamento e otimização de compostos com atividade biológica.

Uma abordagem crítica do uso de várias estratégias experimentais e computacionais será apresentada, com destaque para o planejamento de candidatos a novos fármacos para doenças tropicais negligenciadas e câncer.