27 de março de 2015 - Prof. Dr. Fernando Moraes (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Colloquium diei: “Possibilidade de se obter invisibilidade/concentração térmica em cristais líquidos

Colloquium_Diei-loguinhoUm objeto pode, em princípio, se tornar invisível pela distorção dos raios de luz em sua volta, devido à introdução de uma variação espacial específica de alguns parâmetros constitutivos do meio ao seu redor. Esta ideia de “manto de invisibilidade” foi aplicada recentemente ao fluxo térmico em camadas concêntricas de um metamaterial com constante de difusão isotrópica por partes. Um manto térmico implica que a região protegida tem sua temperatura reduzida enquanto que um concentrador térmico foca o fluxo de calor numa dada região. O modelo para propagação acústica baseado em geometria não-euclidiana fornece o ambiente apropriado para estudarmos a possibilidade de se obter invisibilidade/concentração térmica em cristais líquidos nemáticos, devido à sua anisotropia inerente. Nós mostramos que a geometria não-trivial associada ao meio anisotrópico influencia a propagação de fônons em um paralelo com a propagação de fótons no âmbito da Relatividade Geral.

Em outras palavras, a condutividade térmica do meio é diretamente relacionada com a configuração específica do campo diretor (orientação média das moléculas do líquido), que determina a geometria efetiva de uma dada amostra nemática. As trajetórias dos fônons próximas e em torno de defeitos topológicos como declinações sugerem configurações do campo diretor que podem simular um manto ou um concentrador térmico. Nossas simulações para estas configurações indicam a possibilidade de construção de dispositivos térmicos com estas propriedades. REFERENCIA: Phys. Rev. E 89 (2014) 020501.