24 de abril de 2015 - Prof. Rubens Russomano Ricciardi (FFCLRP/USP)

Colloquium diei: “Perspectivas histórico-filosóficas do conceito de Sistema”

Colloquium_Diei-loguinhoO conceito de sistema na música enquanto systema teleion (conjunto harmônico de relações articuladas) remonta a Aristóxeno (século IV a. C.), fundador da musicologia moderna. Durante a Antiguidade, Idade Média e Renascimento, em fontes gregas e latinas, o conceito de sistema se restringiu à música (mesmo em Copernico o conceito é inexistente). Com Kepler (1609) e Galileu (1610) – ambos com formação musical – o conceito de sistema num processo metafórico é adotado pela primeira vez fora da música. Além da trajetória cronológica do conceito, a palestra contempla a discussão histórico-filosófica desde Aristóxeno até Galileu (sistema máximo e perfeito, tradução literal de Aristóxeno), justamente na transposição do conceito musical para as ciências, bem como das lacunas na história das ciências até aqui sobre este processo.