20 de novembro de 2015

Colloquium diei: “Oscilação de Neutrinos e o Experimento NOvA”

Colloquium_Diei-loguinhoNeutrinos são as partículas de massa mais abundantes do Universo. Não obstante, conhecemos pouco sobre elas. Nesse ano, o prêmio Nobel foi concedido a físicos que lideraram experimentos que contribuíram para confirmar o modelo de oscilação de neutrinos e, consequentemente, a massa dos neutrinos. Apresentamos uma descrição do modelo de oscilação e evidências experimentais que refutaram outros modelos. Também apresentamos o potencial do experimento NOvA para as principais questões de neutrinos (hierarquia de massa, octante de theta_23, e violação de CP), bem como nossos primeiros resultados de desaparecimento de neutrinos muônicos e de aparecimento de neutrinos eletrônicos. Nossos resultados são baseados em menos de 10% dos dados esperados para o NOvA e, ainda assim, já se mostram competitivos com os resultados de outros experimentos.