03 de outubro de 2014 - Prof. Ivan Santos Oliveira (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas/RJ)

Colloquium diei: “O fantástico computador quântico de dois q-Bits”

Colloquium_Diei-loguinhoAo longo dos últimos 20 anos, o processamento da informação quântica (PIQ) se estabeleceu como uma nova e excitante área da Física. Muito mais do que uma promessa de novas tecnologias para computação e comunicação, estudos do PIQ levaram a uma enormidade de novos conceitos e aprofundaram a nossa compreensão sobre a própria Mecânica Quântica. O paradigma de processador utilizado em todo este desenvolvimento é o sistema mais simples possível: um computador quântico de apenas dois q-bits. Neste colóquio apresentarei a versão deste computador na técnica da Ressonância Magnética Nuclear (RMN), e uma parte da incrível variedade de estudos realizados em tal sistema.