23 de maio de 2014 - Paulo Nobre (INPE)

Colloquium diei: “Mudanças ambientais globais: desafios científicos propostos”

Colloquium_Diei-loguinhoResultado do escrutínio de milhares de cientistas de todo o Planeta, as mudanças ambientais globais se apresentam como o maior desafio do ponto de vista civilizacional já enfrentado pela humanidade. Nesta palestra serão discutidos os fundamentos físicos dos efeitos do aumento da concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera e nos oceanos e suas repercussões sobre o meio biogeoquímico do planeta. Serão apresentadas atividades de pesquisa desenvolvidas no Brasil sobre o tema e aberto o diálogo entre os presentes sobre desafios científicos e oportunidades que as Mudanças Climáticas representam, em particular para a geração do conhecimento sobre as florestas e oceanos tropicais e o clima global.