30 de setembro de 2016 - Prof. Silvio Salinas (IF/USP)

Colloquium diei: “Modelos estatísticos elementares para transições de fase em fluidos anisotrópicos”

Colloquium_Diei-loguinhoUtilizamos modelos estatísticos elementares para investigar aspectos qualitativos das transições de fase em sistemas de interesse na “física da matéria mole”. Ao contrário dos sólidos cristalinos, que se caracterizam por ordenamentos espaciais, os cristais líquidos nemáticos, substâncias típicas da matéria mole, são fluidos anisotrópicos que apresentam ordenamento orientacional, ao longo de um eixo, mas sem simetria de translação. Vamos introduzir o modelo de Maier-Saupe-Zwanzig (MSZ), que é capaz de explicar a transição de primeira ordem entre as fases nemática uniaxial e isotrópica de um cristal líquido. Além dos nemáticos uniaxiais, também têm sido detectados nemáticos com estruturas biaxiais. Consideramos então um modelo MSZ com desordem, que representa uma mistura de discos e cilindros, e analisamos as condições de estabilidade de uma fase nemática biaxial, apontando as diferenças entre desordem fixa, típica dos sistemas sólidos, e desordem móvel, que seria mais realista para sistemas fluidos.Também consideramos generalizações de modelos do tipo MSZ, estabelecendo contato com resultados experimentais e fenomenológicos, em particular com as propriedades de novos materiais denominados elastômeros.