17 de outubro de 2014 - Prof. Guilherme Matos Sipahi (IFSC/USP)

Colloquium diei: “Modelando dispositivos spintrônicos”

Dispositivos spintrônicos encontram-se na ordem do dia já faz algum tempo. O Nobel de 2007 foi dado para a descoberta da magnetoresistência gigante citando o seu uso na tecnologia de leitura de discos rígidos de computadores (1). Hoje as metas são a integração de sistemas de memória com processamento (2) ou a economia de energia pois, como usa-se o spin, não há a necessidade de movimentar cargas.

Colloquium_Diei-loguinhoApresentarei algumas propostas recentes de como se fabricar dispositivos spintrônicos e discutirei estratégias para o modelamento da injeção de spin, fundamental à confecção destes dispositivos, em dois sistemas: a injeção de spin por um metal ferromagnético em folhas de grafeno usando a Teoria do Funcional Densidade (3) e a injeção óptica de spin em fios quânticos semicondutores usando o método k.p e a Teoria de Massa Efetiva (4).

[1] http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/2007/press.html

[2] H. Dery et al., IEEE Trans. Electron Devices 59, 259 (2012)

[3] P. Lazić, G. M. Sipahi, R. Kawakami and I. Zutić, Phys. Rev. B 90, 085429 (2014)

[4] P. E. Faria Jr., G. M. Sipahi, J. Lee and I. Zutić, SPIE Optics+Photonics (2014)