19 de junho de 2015 - Prof. Fábio Simões (UFABC)

Colloquium diei: “Mecanismos Neurais do Olfato”

Colloquium_Diei-loguinhoAnimais utilizam o olfato para identificar alimentos, parceiros sexuais e predadores. Comportamentos olfatórios inatos e aprendidos são essenciais para identificação de informações ambientais fundamentais para a sobrevivência de muitas espécies. Porém, apesar da ampla importância do olfato, os mecanismos neurais do olfato ainda não são completamente entendidos. O grande desafio é entender como o cérebro interpreta os sinais ambientais e transforma essas informações para guiar o comportamento. As bases computacionais do olfato podem ser estudadas utilizando a construção de modelos computacionais, o registro da atividade elétrica do córtex olfatório e a manipulação da percepção olfatória por fármacos que agem nas vias de sinalização bioquímica associadas com a transdução em neurônios sensoriais olfatórios. A palestra apresentará resultados de estudos recentes desse tipo realizados para se entender efeitos de alterações na atividade da camada receptora do sistema olfatório de ratos sobre a atividade elétrica do córtex olfatório e o comportamento observado em procedimentos de discriminação de odores.