4 de dezembro de 2015

Colloquium diei: “Física de precisão com o lépton tau”

O tau é o lépton mais pesado: sua massa é cerca de 3500 Colloquium_Diei-loguinho-150vezes maior que a do elétron. Os decaimentos do tau podem ser calculados e medidos com grande precisão e constituem um excelente laboratório para diversos aspectos da física de partículas, tanto no contexto do modelo padrão, como além. Em especial, por ter massa suficiente para decair em hádrons, os decaimentos do tau são muito úteis em estudos de cromodinâmica quântica (QCD). Nesse colóquio vamos discutir a física de precisão que pode ser feita com esses decaimentos, com ênfase em aspectos da QCD, como a determinação precisa do acoplamento forte, alpha_s.

30 de novembro de 2015

Colloquium diei: “Física de precisão com o lépton tau”