05 de maio de 2017 - Profª Thereza Cristina de Lacerda Paiva (UFRJ)

Colloquium diei: “Férmions ultra-frios em redes óticas”

Colloquium_Diei-loguinhoA habilidade de aprisionar átomos bosônicos e fermiônicos em redes óticas, cujo potencial cristalino é gerado por lasers anti-propagantes, a temperaturas ultra baixas, deu início a uma nova área de pesquisa, na fronteira entre a Física da Matéria Condensada, a Física Atômica e a Ótica. Ao contrário do que acontece nos sistemas de Matéria Condensada, nas redes óticas há um grande controle sobre os parâmetros envolvidos: as interações entre os átomos são controladas através de um campo magnético, podendo ser atrativas ou repulsivas, o potencial químico é facilmente controlável e não há desordem. Com isso, é possível realizar em laboratório modelos para férmions fortemente correlacionados.

Neste colóquio discuto como os avanços recentes nas técnicas de imageamento, nas quais átomos fermiônicos são observados sítio a sítio, permitiram uma maior compreensão das correlações de spin e carga em férmions fortemente correlacionados.