Notícias

8 de setembro de 2015

Colloquium diei: “Experiência de aprendizado ativo no IF”

Colloquium_Diei-loguinhoNos últimos anos, novos resultados em áreas de pesquisa distintas como cognição, educação, neurociências e psicologia reforçaram e validaram iniciativas de “aprendizagem ativa”, que buscam reforçar, em sala de aula, o protagonismo do estudante. Em física, essas iniciativas remontam a meados dos anos 80, com a publicação dos primeiros estudos sistemáticos mostrando duas coisas que muitos de nós, como professores, intuímos: (i) há pouca correlação entre a competência na solução de problemas acadêmicos e a real compreensão dos conceitos subjacentes por parte de alunos que cursam disciplinas tradicionais e (ii) a eficiência das aulas expositivas é baixa em suprir essas deficiências.

Ainda, em uma época onde há informação em abundância e ao alcance de todos em qualquer celular, o interesse dos alunos por palestras somente diminui, obrigando-nos a repensar o papel das aulas. Entre as propostas de aprendizagem ativa surgidas como alternativa destacam-se a “instrução pelos pares”, desenvolvida por Eric Mazur em Harvard, e metodologias como o SCALE-UP (“student-centered active learning environment with upside-down pedagogies”), desenvolvida por Robert Beicher na Universidade Estadual da Carolina do Norte, e sua variante TEAL (“technology-enhanced active learning”), adotada no MIT e em Yale. Apresentaremos um panorama dessas propostas, e discutiremos a experiência que vem sendo realizada no IF/USP com a adoção e adaptação do método SCALE-UP nas turmas de física 1.

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..