14 de agosto de 2015 - Prof. Jean Claude M`Peko (IFSC/USP)

Colloquium diei: “Espectroscopia Dielétrica/Impedância em Ciência de Materiais”

Colloquium_Diei-loguinhoNeste seminário, apresentaremos as potencialidades da Espectroscopia Dielétrica/Impedância em estudos dirigidos a examinar e entender a correlação existente entre respostas dielétricas/impedância de materiais e as características (micro) estruturais destes. O seminário começará com a apresentação das bases físicas desta técnica espectroscópica, dos modelos para descrever processos de polarização e condução em materiais, em conexão com a interpretação de dados em termos de circuitos equivalentes. A seguir, diversos exemplos serão dados, incluindo blendas diesel/biodiesel, biodiesel conforme a matéria-prima, sistemas vítreos versus vitrocerâmicos, efeito de tamanho de grãos em materiais eletrocerâmicos ferroelétricos e não-ferroelétricos, uma visão microestrutural de materiais PTCR e varistores baseados em efeito de interfaces etc.