10 de junho de 2016 - Prof. Stephen Walborn (UFRJ)

Colloquium diei: “Emaranhamento e descoerência: estudos experimentais”

Colloquium_Diei-loguinhoFótons emaranhados têm sido uma ferramenta importante no estudo de aspectos fundamentais da Física Quântica e da Informação Quântica. Aqui fazemos uma breve revisão da produção de fótons emaranhados através da conversão paramétrica descendente e seu uso no estudo experimental de Informação Quântica. Em seguida, apresentamos uma série de experimentos investigando o emaranhamento entre dois Qbits (sistemas de dois níveis) e os efeitos da decoerência. Quando um par de Qbits inicialmente emaranhados sofre um processo de descoerência local, há um número de maneiras pelas quais o emaranhamento original pode espalhar pelo sistema todo, que consiste nos dois Qbits e seus ambientes.  Apresentamos resultados teóricos e experimentais sobre a dinâmica e a distribuição de emaranhamento neste tipo de sistema. Os Qbits são codificados nos graus de liberdade de polarização dos dois fótons, e cada canal de descoerência local é implementado com um interferómetro, que acopla a polarização com o modo espacial de cada fóton, que atua como um ambiente. Nós monitoramos a dinâmica e a distribuição de emaranhamento e observamos a transição do emaranhamento bipartido para o emaranhamento multipartido e vice versa. Também mostramos como essas transições estão intimamente relacionados com a morte súbita e nascimento súbita de emaranhamento. O emaranhamento multipartido é ainda analisado em termos de contribuições de emaranhamento de três e quatro partes.