02 de junho de 2017 - Profª Letícia Palhares (UFRJ)

Colloquium diei: “Confinamento e desconfinamento em condições extremas”

Colloquium_Diei-loguinhoNesta palestra abordarei o conhecimento atual da estrutura mais profunda da matéria do nosso dia-a-dia e os mais recentes esforços na direção de compreender a sua natureza. A cromodinâmica quântica é a teoria fundamental que descreve a interação entre quarks e glúons, os constituintes fundamentais dos núcleos atômicos.

Apesar de extremamente bem sucedida, ainda contém questões fundamentais em aberto. Uma das mais proeminentes é o mecanismo de confinamento, que garante que quarks e gluons nunca são observados diretamente e estão sempre confinados no interior de hadrons, como os prótons e os nêutrons. Revisarei alguns modelos teóricos que tentam explicar o confinamento e outros esforços para criar ou observar um novo estado da matéria em condições extremas, em que o desconfinamento poderia acontecer. Os sistemas físicos abordados envolverão desde colisões ultra-relativísticas de íons pesados até o interior de estrelas compactas.