03 de junho de 2016 - Profª Ruth Kiminami (UFSCar)

Colloquium diei: “Como o aquecimento por micro-ondas pode contribuir com o processamento cerâmico?”

Colloquium_Diei-loguinhoMuitas aplicações na cerâmica requerem nanoestruturas de alta qualidade, com grãos pequenos e de distribuição estreita. Manter a nanoestrutura após a queima do material cerâmico atualmente é um grande desafio. A sinterização não convencional por micro-ondas é uma técnica que oferece enorme potencial para a obtenção de diversos tipos de nanoestruturas cerâmicas com propriedades diferenciadas. Esse potencial está atribuído aos rápidos processos cinéticos difusionais de crescimento e densificação diferenciado pelo aquecimento por micro-ondas. O principal benefício da exploração do uso da energia de micro-ondas em processos ativados termicamente vem da possibilidade da absorção dessa energia e do aquecimento ser volumétrico nos materiais, em contraste com os métodos convencionais de aquecimento comumente utilizados. Essa energia eletromagnética transforma-se em calor in situ no material, o que resulta em regra geral, em significante economia de custo e redução do tempo de queima, o que vem demonstrando ser o fator decisivo na aceitação do uso da energia de micro-ondas em muitas aplicações na cerâmica. Resultados obtidos pelo grupo do Laboratório de Desenvolvimento e Processamento de Materiais por Micro-ondas (LaDProMM), tanto na obtenção de nanopartículas assistida por micro-ondas como na sinterização de materiais avançados e tradicionais serão apresentados, e em ambos os casos será demonstrado que o  tempo de aquecimento necessário foi sempre reduzido em até 90%.