13 de junho de 2014 - Prof. Alexandre R. Rocha (IFT)

Colloquium diei: “A busca por novas tecnologias de sequenciamento de DNA”

Colloquium_Diei-loguinhoA busca pelo sequenciamento de um genoma utilizando tecnologias rápidas e baratas é uma área de pesquisa de intensa ativididade. A informação contida no genoma pode ser utilizada para determinar predisposições genéticas a doenças e ajudar na melhor compreensão do código genético. Infelizmente, as técnicas atuais mostram sinais de saturação com custo ainda superior ao patamar em que poderiam ser utilizadas corriqueiramente em medicina. Uma das tecnologias que apresentam o maior potencial para revolucionar a área é a utilização de nanoporos tanto biológicos quanto de estado sólido. No segundo caso, o grafeno é um candidato fantástico para este tipo de aplicação. Neste colóquio, será mostrado como simulações computacionais (que combinam métodos clássicos e quânticos) podem nos ajudar a compreender os mecanismos de detecção de nucleotídeos e propor novos dispositivos de sequenciamento.