6 de março de 2020

“Colloquium diei” – “Novel molecular targets in chronic pain”

O ciclo Colloquium diei (IFSC/USP) iniciou sua edição relativa ao ano de 2020, com a apresentação do primeiro colóquio que ocorreu no dia 06 de março.

O Prof. Dr. Thiago Mattar Cunha (FMRP/USP) foi o palestrante convidado, tendo apresentado o tema Novel molecular targets in chronic pain.

Em sua apresentação, o palestrante sublinhou o fato de a dor crônica ser um importante problema de saúde pública, com grandes impactos sociais e financeiros. O entendimento dos mecanismos fisiopatológicos dessa condição é fundamental para a descoberta de novos alvos moleculares que, consequentemente, servirão para o desenvolvimento de novos fármacos que controlem a dor crônica.

Em sua apresentação, Thiago Mattar Cunha apresentou estudos recentes realizados por seu grupo, onde aponta a via das kinureninas, em particular as enzimas dessa via, como sendo fundamentais para o desenvolvimento da dor crônica neuropática, o que leva a sugerir que sejam novos alvos farmacológicos.