18 de setembro de 2020

“Colloquium diei” com o pesquisador Matthias Vojta (TU Dresden)

O Instituto de física de São Carlos (IFSC/USP) realizou no passado dia 18 de setembro, a partir das 10h30, através do canal Youtube, mais um colóquio integrado no programa Colloquium diei, subordinado ao tema Strong correlations and quantum criticality: From spin liquids to high-temperature superconductivity, com a participação do pesquisador Matthias Vojta (TU Dresden – Germany).

Em sua apresentação, Vojta mostrou de que forma os sistemas quânticos de muitos corpos apresentam interações fortes, que se apresentam fundamentais tanto na busca por novos fenômenos, quanto no design de novos materiais.

A primeira parte da palestra descreveu aspectos gerais das transições de fase quântica, incluindo desenvolvimentos recentes de criticidade quântica, seguindo-se alguns exemplos de transições de fase quântica quando colocadas em contato com experimentos recentes.

Clique na imagem para assistir ao colóquio.