6 de abril de 2018

Palestra “Colloquium Diei”: alternativa para a escassez de combustíveis fósseis

O docente e pesquisador do IFSC, Renato Vitalino Gonçalves – NACA – Grupo de Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas -, foi o palestrante convidado em mais uma edição do programa Colloquium Diei que ocorreu no dia 06 de abril, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC/USP), subordinado ao tema Fotossíntese artificial: utilizando energia solar e água para produção de combustível 100% limpo e renovável.

Em sua apresentação, Renato Vitalino Gonçalves enfatizou o fato dos combustíveis fósseis serem finitos, estando com suas reservas caminhando para uma redução dramática que acontecerá ainda no decurso deste século XXI.

Para o palestrante, a certeza que existe é que o mundo terá que aprender a viver sem os combustíveis fósseis, sendo que a energia solar é considerada a mais abundante e disponível no presente momento. Dessa forma, a utilização dessa energia para realizar fotossíntese artificial, no sentido de quebrar a molécula da água e gerar hidrogênio combustível, é apontada como uma estratégia promissora para auxiliar a manutenção energética mundial.

O Prof. Renato Vitalino Gonçalves possui Bacharelado e Mestrado em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009) e Doutorado em Física Experimental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professor doutor (MS-3) do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), tendo experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada; atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento e estudo das propriedades eletrônicas e estruturais de nanotubos de óxidos metálicos e sua aplicação na fotogeração de “hidrogênio solar” pela reação de water splitting como um combustível renovável na geração de energia. Síntese de nanopartículas metálicas (Ni, Cu, Co, Pt, Au) por Magnetron Sputtering Deposition e trabalha com as técnicas de caracterização por difração de raios X (XRD) e simulação pelo método de Rietveld, absorção de Raios X e espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios X (XPS).