4 de maio de 2018

“Colloquium diei”: Alicia Kowaltowski disserta sobre “Energy Methabolism”

Energy Methabolism foi o tema abordado pela pesquisadora Profa. Dra. Alicia Kowaltowski (IQ/USP) em mais uma edição do programa Colloquium diei, que ocorreu na manhã do dia 04 de maio, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, em nosso Instituto.

Nesta palestra, Alicia mostrou que, similarmente aos seres humanos, nos quais a obesidade está relacionada com uma variedade de doenças relacionadas à idade, a longevidade dos roedores que vivem em laboratório é limitada pela obesidade, incluindo a ração padrão que é fornecida a eles.

De fato, a limitação diária da ingestão calórica (restrição) tem sido amplamente demonstrada para aumentar o tempo de vida e prevenir doenças relacionadas à idade em roedores.

Nesta apresentação, a palestrante promoveu a discussão em torno das diferenças metabólicas que existem entre a restrição calórica e outras intervenções dietéticas que promovem a perda de peso, como o jejum intermitente.

Alicia Kowaltowski também mostrou como a forma mitocondrial, a função e o transporte de íons se alteram quando é aplicada a restrição calórica, e como as mudanças no metabolismo energético promovidas por essa intervenção dietética previnem doenças relacionadas à idade e modificações no cérebro, fígado, pele e células.

Os resultados apresentados pela palestrante mostraram que a ingestão calórica, a forma mitocondrial e a função estão intimamente interconectadas e apresentam papéis regulatórios centrais em doenças relacionadas com a idade.