24 de agosto de 2018

“Colloquim diei” apresenta palestra com o Dr. Heinz von Seggern

O IFSC/USP recebeu no dia 24 de agosto mais uma edição do programa Colloquium diei, com a participação do Dr. Heinz von Seggern, docente e pesquisador da Universidade Técnica de Darmstadt (Alemanha), que abordou o tema Polymeric ferroelectrets: from basic science to sensing applications.

Em sua apresentação, o pesquisador alemão deu enfoque ao desenvolvimento de uma nova abordagem para a produção de arranjos piezoelétricos de polímero com canais tubulares abertos a partir de tubos comerciais de fluoroetilenopropileno (FEP ou Teflon).

Por união de fusão, foram produzidas matrizes planas de cavidades de ar tubular regulares, e suas propriedades piezelétricas foram exploradas experimentalmente e teoricamente. Além disso, foram investigadas, de forma experimental, questões relativas à estabilidade temporal e às excelentes condições de carga e estabilidade das características piezelétricas em diferentes pressões e frequências.