12 de maio de 2016

Colgate-Palmolive visita Instituto

Na manhã da última sexta-feira, 8, estiveram reunidos na sala Celeste do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) pesquisadores estadunidenses da multinacional Colgate Palmolive, que vieram à USP de São Carlos para conhecer as pesquisas realizadas no campus, em especial as realizadas no IFSC e IQSC (Instituto de Química de São Carlos), com o intuito de firmar colaborações e parcerias de pesquisa.

Colgate-_visita-_2016Durante uma apresentação que durou cerca de 20 minutos, e na qual também estiveram presentes pesquisadores e docentes do IFSC e do campus, o diretor associado da parte de Inovação Estratégica e Alianças Tecnológicas da Colgate Palmolive, Thomas Boyd, trouxe algumas informações gerais sobre a empresa, com foco na temática de pesquisa, relacionadas ao investimento anual da Colgate Palmolive nessa área (U$25 milhões), número total de funcionários (38 mil) e principais focos de inovação (higiene bucal, nutrição animal, cuidados pessoais e cuidados domiciliares).

De acordo com Boyd, 75% dos novos produtos da empresa são gerados em colaboração externa, porcentagem que justifica a busca por novos parceiros, inclusive no Brasil. “Estamos aqui para conversar, e saber o que vocês estão fazendo”, afirmou.

Com essa ideia em mente, Boyd também apresentou áreas de pesquisa focos de sua visita: microbioma oral e da pele, sistemas de liberação, biossensores, tratamentos a base de energia, saúde dos tecidos bucais, biologia preditiva, saúde da mucosa da pele e rejuvenescimento e saúde da pele.

Após a apresentação, Boyd, que veio acompanhado de outros dois membros da Colgate Palmolive, visitou alguns grupos de pesquisa que realizam estudos nas áreas de interesse da empresa. Dessa forma, houve visitas ao Grupo de Óptica do IFSC, ainda durante o período matutino, sendo que no período da tarde o Grupo de Bioanalítica, Microfabricação e Separações (IQSC/USP), o Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia (IFSC) e o Grupo de Polímeros (IFSC) também foram visitados pelos estadunidenses.

Assessoria de Comunicação- IFSC/USP