15 de junho de 2016

CNPq lança “Projeto Pioneiras da Ciência”

Destacar a história das mulheres pesquisadoras que participaram, em algum momento, e contribuíram de forma relevante para a formação de recursos humanos e ao desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil, é o objetivo principal do Projeto Pioneiras da Ciência, já em sua 6a edição, uma iniciativa lançada pelo CNPq no último dia 9 de junho e que faz parte do Programa Mulher e Ciência, uma parceria com a Secretaria de Política para as Mulheres.

Nesta sexta edição, o CNPq divulga as histórias inspiradoras de nove pesquisadoras em diversas áreas do conhecimento, por meio de verbetes. Esses textos contam as trajetórias pessoais e acadêmicas e permitem observar não somente os resultados do sucesso de cada uma, como também os obstáculos enfrentados no seu caminho.

Até à quinta edição, foram homenageadas 70 pesquisadoras que tiveram vida acadêmica ativa a partir dos anos 1920. Muitas dessas histórias são contadas por pesquisadores e orientandos que foram influenciados pela atuação e obra das pioneiras.

Para o CNPq, a importância de escrever a história das mulheres brasileiras cientistas é reconhecer que a participação feminina foi e é fundamental para o avanço do conhecimento.

Essas pioneiras abriram as portas do saber e do poder: do saber, porque cada uma delas teve um importante papel para sua área de conhecimento, e do poder, porque provaram que as mulheres não são só aptas para a ciência quanto esta não pode prescindir de sua contribuição.

Para conhecer a Sexta Edição das Pioneiras da Ciência, clique AQUI.