18 de dezembro de 2018

Clube de Astronomia do IFSC/USP atua junto a escolas

Criado no inicio de 2017 e aberto a toda a comunidade, o Clube de Astronomia do IFSC/USP tem como objetivo congregar todos quantos se interessam pela astronomia e pelos segredos do Universo, em torno de diversas iniciativas, como encontros, palestras, reuniões, workshops e visitas a campo para observações de eventos astronômicos – chuva de meteoros, por exemplo.

Um dos desenhos enviados para o concurso

Paulo Cesar Ventura da Silva e Rafael Henrique Quaresma, alunos de doutorado e de graduação do IFSC/USP, são os “motores” do clube e uma de suas principais apostas é levar a astronomia às escolas da cidade de São Carlos, cativando dessa forma as crianças para esse tema, algo que já começaram a fazer, com sucesso. “É um projeto que ainda está na sua fase inicial, mas que com o tempo irá se consolidar. Os primeiros passos já foram dados no passado mês de agosto, com visitas que fizemos e pequenas palestras que realizamos junto aos jovens alunos das escolas públicas e privadas do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, explicando o que são estrelas, como é constituído o Universo, etc.”, salienta Paulo Cesar, sublinhando o entusiasmo dos jovens alunos e o grande apoio que os diretores dessas escolas deram para levar a bom porto o projeto.

“Com a concretização dessas ações, tivemos a oportunidade de lançar pequenos concursos junto aos alunos dessas escolas. Assim , em cada escola que visitamos promovemos um pequeno concurso de desenho e/ou poesia alusivos às palestras que efetuamos e a resposta foi muito legal, já que recebemos trabalhos de alunos das escolas Sebastião de Oliveira Rocha, Jesuino Arruda, Colégio São Carlos e Maria Ramos. Esses trabalhos estão publicados e sujeitos a votação popular, o que é sensacional, já que envolve toda a comunidade, ou seja, todo o mundo pode participar”, pontua Rafael Quaresma. Os trabalhos dos alunos que participaram do concurso de desenhos e poemas estão expostos no espaço de vivência do Instituto de Física de São Carlos, fazendo com que docentes, alunos e funcionários do Instituto possam conhecer a visão artística de alunos do ensino fundamental e médio sobre a Astronomia.

Em termos institucionais, a diretoria do IFSC/USP já manifestou sua vontade de apoiar as iniciativas do Clube de Astronomia, começando por dar a conhecer o mesmo a todos os alunos ingressantes no IFSC/USP, durante a próxima Semana de Recepção dos Calouros. Outros apoios da diretoria de nosso Instituto estão igualmente sendo avaliados, como, por exemplo, a realização de dois grandes eventos no próximo semestre e a criação de um curso online. A seu tempo, essas iniciativas serão divulgadas.

Rafael Quaresma e Paulo Cesar Ventura

Para conhecer o Clube de Astronomia do IFSC/USP, no Facebook, clique AQUI.

Para já, o Clube de Astronomia do IFSC/USP continua levando em frente seus projetos e convidando todos a votarem nos trabalhos dos jovens alunos dos ensinos fundamental e médio.

Para votar nos trabalhos, clique AQUI.

Este projeto contou com a participação direta dos seguintes membros: Vitória Baldan (coordenadora do Clube em 2018); Michel Lana; Luiz Fernando; Murilo Franchi; João Victor Floriano; Maria Laura e Larissa Reis.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP