26 de novembro de 2023

Circuito Florístico – Implantação de trilhas arbóreas no Campus 1 da USP de São Carlos

Se você é um visitante ou frequentador assíduo da área 1 da USP, campus São Carlos, e costuma estar atento à paisagem já deve ter observado que ao lado de algumas árvores há plaquinhas novas de identificação…mas não em todas.

Essas plaquinhas fazem parte de um projeto do IFSC, apoiado pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão,  idealizado para permitir que todos os visitantes do campus  vivenciem, de forma mais próxima, a flora arbórea aqui existente.

No nosso campus há espécies que carregam história e cultura, desbravam as alturas e produzem frutos saborosos. Porém, enquanto andamos rápido e desatentos à paisagem, perdemos a chance de apreciar, conhecer e até usufruir das espécies do nosso entorno. Pensando nisso, foram estabelecidas trilhas  que demarcam espécies nativas, exóticas e frutíferas, num passeio agradável, que ainda destaca a importância das espécies visitadas. Para que o visitante possa identificar prontamente as espécies ao longo das trilhas, foram instaladas as tais plaquinhas, as quais  trazem o nome científico e popular de cada espécie, além de um  QR Code para acesso a outras informações específicas.

Ao todo, há três opções de percurso e duração.

A primeira trilha, denominada Trilha para quem tem pressa, foi pensada para ser rápida (cerca de 15-20 minutos) e com percurso mais próximo à área central do campus. Assim, se você tem pouco tempo disponível, nesta trilha encontrará rapidamente uma seleção das árvores que não pode deixar de ver.

A segunda trilha, denominada Trilha de árvores nativas, é a mais longa, com cerca de 45 min. de duração, mas permite a visualização de 14 espécies de árvores nativas do Brasil, incluindo espécies marcantes como o pau-Brasil, Guapuruvu e Jequitibá, por exemplo.

Por fim, a última trilha, chamada de Trilha para quem tem fome de fruta, foi idealizada para que que o visitante conheça 12 espécies frutíferas (nativas e exóticas) enquanto faz uma caminhada curta (~30 min.) e fácil de ser realizada.

Se ficou interessado em conhecer as trilhas e as espécies, clique AQUI.

(Profª Ana Paula Ulian de Araújo)