13 de outubro de 2022

Ciência em Evidência: uma nova voz para a difusão científica

O Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia “Ciência em Evidência”, possui como objetivo central auxiliar na formação de recursos humanos com criticidade e repertório científico, sendo destinado para toda a sociedade brasileira com atenção especial aos alunos da rede pública de ensino da Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, que abrange instituições localizadas nos seguintes municípios: São Carlos, Ibaté, Ribeirão Bonito, Dourado, Itirapina, Corumbataí e Descalvado.

Tal projeto de difusão científica é sediado no campus da USP São Carlos e possui parcerias com o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF-FAPESP), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida (INCT OBACV-CNPq) e Produção de Vídeos Educacionais (PROVE), sendo desenvolvido por estudantes do ensino médio da E. E. Professor Sebastião de Oliveira Rocha, que atuam em uma iniciação científica júnior com fomento do CNPq.

Gustavo Ferragini Batista idealizou o programa e coordena-o desde junho de 2022, tendo desenvolvido vídeos de educação científica acerca do universo microscópico que culminaram em episódios com as seguintes temáticas: evolução das teorias atômicas, teoria do Big Bang e origem da vida e tabela periódica, sendo que suas próximas produções serão centralizadas em ligações moleculares, morfologia e fisiologia celular e espectro eletromagnético.

Paralelamente às produções, ele ocupa-se em auxiliar os demais bolsistas João Paulo Medeiros Baldo e Luana Carolina Marchetti Zabotto no desenvolvimento de seus episódios sobre evolução e seleção natural e sistemas do corpo humano respectivamente, tendo em vista que o trio é orientado por Prof. Dr. Euclydes Marega Júnior, Prof. Dr. Sebastião Pratavieira e Dra. Wilma Barrionuevo.

Outros episódios serão elaborados nos próximos meses e além da divulgação da série no canal do CePOF & INCT Óptica Básica e Aplicada, no Youtube, os estudantes criaram o Portal Ciência em Evidência no “Tik Tok”.

Somando-se aos conteúdos audiovisuais, o Podcast Educativo “Ondas do Saber”, idealizado e editado por Gustavo, é elaborado a fim de transmitir a voz do conhecimento para a população interessada.

O podcast representa uma ação do Programa Ciência em Evidência juntamente com o Clube de Ciências CDEC (Clube de Desenvolvimento em Educação Científica), sediado na E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha e que auxilia na divulgação da iniciativa e dos episódios em seus canais de comunicação no Instagram, Facebook, YouTube, Anchor, Spotify e Site Google.

Atualmente o podcast possui 5 episódios que abordam: Ciência & Educação (Prof. Dr. José G. Tundisi), Epistemologia (Prof. Me. João Vitor Ruvira), Biofotônica (Doutoranda Erika P. Ayala), Química Quântica (Prof. Dr. Albérico Borges) e Microscopia (Prof. Dr. Sebastião Pratavieira), sendo que outros episódios estão em construção e contemplarão diversas áreas do conhecimento dispostas essencialmente em: física, química e biologia.

Os estudantes envolvidos esperam despertar o interesse de outros jovens para as maravilhas da ciência e agradecem especialmente aos orientadores Euclydes, Sebastião e Wilma, ao funcionário da PROVE Anderson Rodrigues Muniz, às Professoras Juliana Monteiro Dias e Janaina Cervini, à Professora PROATEC Danielle Abreu e à equipe gestora da escola, nas pessoas da Diretora Lucinei Tavoni, Vice-diretoras Andréa Moralez e Priscila Micelli e da Coordenadora Leila Pazatto, por todo o apoio e incentivos prestados.

Em caso de dúvidas, sugestões, avaliações e propostas, entre em contato pelo e-mail: portalcienciaemevidencia@gmail.com