22 de setembro de 2016

Somos um holograma?

Somos um holograma? é o tema da palestra que ocorrerá no próximo dia 04 de holograma-250outubro, pelas 19 horas, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP), em mais uma edição do programa Ciência às 19 Horas.

O Prof. Pedro Vieira, pesquisador do ICTP South American Institute for Fundamental Research – ICTP/SAIFR, IFT/UNESP – Perimeter Institute for Theoretical Physics – Ontario  (Canada), será o palestrante, interagindo com o público de uma forma muito peculiar: ele falará apenas dez minutos sobre o tema e discutirá os pormenores de sua abordagem com os espectadores, numa espécie de bate-papo direto.

Em sua apresentação, Pedro Vieira lançará a discussão sobre se é verdade ou uma ilusão o fato do tempo e o espaço parecerem fluidos, suaves e contínuos, uma questão que ninguém sabe responder, mas que se pode especular.

Para o palestrante, uma possibilidade bem radical estudada por vários físicos é que nosso Universo, percebido como uma realidade tridimensional, é na verdade um holograma.

A entrada para esta palestra é gratuita e aberta a todos.