2 de dezembro de 2016

Chega ao fim a Edição – 2016

Chegou ao fim, na noite de 28 de novembro, no Teatro Municipal de São Carlos, a série Concertos USP / Prefeitura Municipal de São Carlos – Edição 2016, com a apresentação do 71º Concerto da “USP-Filarmônica”, com regência do maestro José Gustavo Julião de Camargo e com a participação dos solistas Fernando Corrêa (viola), Gilberto Ceranto (violino) e Willian Rodrigues (viola), que interpretaram obras de Karl Stamitz (1746 – 1801) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791), integradas na seguinte programação:

Orquestra-CreditoFoto-AndrEstevo-500

Concerto em Ré maior para Viola e Orquestra (Karl Stamitz) – Fernando Corrêa (Viola)

I – Allegro (non tropo);

II – Andante moderato;

III – Rondo (Allegreto);

Sinfonia Concertante para Violino e Viola em Mi bemol – K.364 FernandoCorraViola150-CreditoFoto-AndrEstevo-200(Wolfgang Amadeus Mozart) – Gilberto Ceranto (violino) e Willian Rodrigues (viola)

I – Allegro majestoso;

II – Andante;

III Presto;

Quanto aos solistas, vale a pena deixar algumas notas neste espaço.

Fernando Corrêa (Viola) iniciou-se no violino aos nove anos de idade, no Conservatório Cacilda Becker, na cidade de Pirassununga (SP). Em 2007 começou a estudar viola, sob orientação de Fábio Schio. Graduou-se em Música pela Universidade de São Paulo (USP), onde foi aluno de viola dos professores Ricardo Kubala e Horácio Shaefer. Recebeu ainda orientações, em violino, de Milton Fernando Bergo. Atuou como violinista na YOA (Orquestra das Américas) em turnê pelo Chile, com os maestros Carlos Miguel Prieto e Benjamin Zander, fazendo concertos com os solistas Timothy Chooi, Lois Lortie e Sarah Chang. Fernando Corrêa foi chefe de naipe das violas da USP – Filarmônica e atualmente é violinista da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

No que WillianRodrigues-150-FotoCredito-AndrEstevo-350diz respeito a Willian Rodrigues (Viola), iniciou seus estudos de violino com Elisa Fukuda, foi chefe de naipe na Camerata Fukuda e solou com a Orquestra de Rádio e TV Cultura. Atuou como músico convidado da Orquestra Sinfônica Brasileira e da OSESP, sob direção de Frank Shipwey. Aualmente, Willian Rodrigues é chefe de naipe da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, integrando também o Quarteto L’Arianna, ao lado da família Micheletti. Destaca-se a participação de Willian Rodrigues no Ensemble Mentemanuque, sob a direção do Prof. Rubens Russomanno Riccciardi.

Finalmente, algumas notas sobre Gilberto Ceranto (violino). É formado em Violino Moderno no Conservatório de tatuí, em 2014, sob orientação de Vinicius Trisolio, tendo também estudado Violino Barroco com Juliano Buosi. Atualmente, Gilberto Ceranto é graduando do Departamento de Música da FFCLRP (USP), spalla da USP – Filarmônica, orientando do Prof. Rubens Russomanno Ricciardi, fazendo aulas com Claudio Micheletti. Gilberto Ceranto também integra o Ensemble Mentemanuque e a Oficina Experimental da USP, sob a GilbertoCeranto150-CreditoFoto-AndrEstevo-350regência da Drª Silvia Berg.

A programação referente à série Concertos USP /Prefeitura Municipal de São Carlos – Edição 2017, está já sendo elaborada, prevendo-se para o próximo mês de março a realização do primeiro concerto.

Esta série de eventos culturais contou com os apoios de todos os órgãos dirigentes da Universidade de São Paulo (USP) e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos – USP, numa organização conjunta do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Prefeitura Municipal de São Carlos, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP) e, principalmente, do Departamento de Música da FFCLRP/USP.

As entradas para os concertos inseridos na Série Concertos USP / Prefeitura de São Carlos – temporada 2017, continuarão a ser livres e gratuitas.

(Fotos: André Estevão – FFCLRP/USP e Rui Sintra)