14 de maio de 2015

Cerimônia teve participação de Cônsul da Alemanha

Na manhã de quinta-feira, 14 de maio, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), através do docente do Grupo de Óptica (GO), Emanuel Alves de Lima Henn, recebeu o Cônsul Geral Adjunto da Alemanha, Uwe Heye, para realizar a inauguração simbólica da Célula de Efusão, equipamento doado pela Humboldt Foundation, instituição alemã que tem como um de seus objetivos “promover cooperações acadêmicas entre excelentes cientistas e instituições da Alemanha e do exterior”.

A doação é o resultado de uma solicitação do próprio Emanuel, feita quando a Humboldt Foundation abriu uma chamada para doação do equipamento em questão. “A Fundação apoia seus bolsistas por toda vida. A doação de equipamentos, inclusive, é parte de um programa da Humboldt voltado para esse público”, explica o docente.

A Célula de Efusão é um dos equipamentos centrais de um experimento com átomos frios, coordenado por Emanuel, para feitura de gases quânticos de átomos extremamente magnéticos. Porém, é óbvio que não é somente o experimento ou a pesquisa de Emanuel que serão beneficiados pelo novo equipamento: de acordo com ele, de um modo geral, a Célula de Efusão, além de ser o “chute inicial” para essa linha de pesquisa específica, pode gerar diversos outros estudos relacionados. “No próprio IFSC, temos grupos que trabalham com materiais magnéticos. Existem também sistemas com os quais se trabalha em estado sólido que podem ser replicados em sistemas de gases quânticos”, elucida Emanuel.

Uwe conta que conheceu Emanuel através da Humboldt Foundation, mesmo motivo pelo qual já teve contato com outros dois docentes do IFSC, Hellmut Eckert e Andréa Simone Stucchi de Camargo Alvarez Bernardez, também ex-bolsistas da Fundação, sendo que Andréa é presidente do Clube Humboldt do Brasil.

Muito entusiasmado com a visita ao IFSC, Uwe afirmou, em diversos momentos, inclusive durante a cerimônia de inauguração do equipamento, que existe uma enorme intenção de parcerias científicas entre a Alemanha e o Instituto. “É muito importante ter parcerias entre pesquisadores alemães e brasileiros através das instituições de pesquisa. Queremos melhorar a aprofundar as parcerias científicas entre os dois países, e essa ocasião é um dos passos para isso”, afirmou o Cônsul, que mencionou as German Houses of Research and Innovatton, que inaugurou uma de suas unidades em São Paulo (SP), há cinco anos.

Disputada por outros pesquisadores do globo, Emanuel acredita que a Célula de Efusão tenha tido seu destino definido graças ao local no qual seria instalada, ou seja, o IFSC. O docente conta que qualquer ex-bolsista da Humboldt pode solicitar doação de equipamentos, embora alguns dos programas sejam abertos somente a bolsistas de países em desenvolvimento. “Por ser considerada uma instituição de ponta, o IFSC acaba se destacando perante outras instituições, e também garante à Humboldt a aplicação de recursos num local que, realmente, trará retorno para Ciência de uma maneira geral”, conclui Emanuel.

Humboldt-_Inauguracao_de_equipamento

Imagem: Parte do público presente na cerimônia de inauguração, realizada na Sala de Seminários do Grupo de Óptica (GO). Da esq.: Jarbas Caiado (docente do GO), Philippe Courteille (docente do GO), Vanderlei Bagnato (docente do GO), Cristina Kurachi (docente do GO), Uwe Heye, Tito Bonagamba (diretor do IFSC) e Emanuel Henn (docente do GO). Na mesa, à direita, o equipamento doado pela Humboldt Foundation