17 de março de 2017

Cérebro, Biomúsica e a Terceira Cultura

O futuro da humanidade depende da união virtuosa da Ciência e Tecnologia com as Humanidades (arte

biomsica200

s, literatura, história, filosofia).

C.P.Snow denominou essa utopia de Terceira Cultura. Uma realização efetiva dessa transdisciplinaridade já ocorre com o uso de sofisticadas tecnologias, como das áreas de Matemática, Física, Bioinformática com Música,Artes Plásticas e Linguística.

Uma das tentativas mais interessantes nas quais estou envolvido é o que podemos chamar de Biomúsica, com três vertentes:

1- A partir da estrutura molecular de biomoléculas, como proteínas, polinucleotídeos, lipídios, glicídios;

2- A partir de técnicas de imagens ou de análise espectroscópica de funções biológicas, como Ressonância Nucl

ear Magnética Funcional;

3- A partir da Bioinformática, com o uso de técnicas de análise de sinais biológicos com redes neurais, autômatos celulares, envolvendo o que se chama de machine-learning e/ou métodos de sistemas complexos.

Em todas essas áreas aparece imediatamente uma necessidade fundamental: as técnicas de ciências básicas como matemática e suas vertentes modernas, como topologia, teoria de números, fractais ou na biofísica e bioengenharia com suas poderosas técnicas de imageologia espectroscopias e hardwares e softwares associados, que não podem expressar sozinhos valores da estética ligados tanto à expressão musical ligada à estrutura das composições, como com o próprio psiquismo da percepção musical – por exemplo, na psicoacústica ou na musicofilia tão bem analisada por Oliver Sacks.

No meu caso, tomei a estrutura primária de uma proteína ligada ao veneno de serpente usada em cardiologia, ou da insulina ligada ao diabetes. Criei uma planilha de correspondência entre os aminoácidos e as notas de uma dada escala musical. Para o ritmo essencial para a expressão musical utilizei frequências biológicas, como batimentos cardíacos, frequências respiratórias . Naturalmente, deixei a cargo dos músicos profissionais co-autores a expressão final das composições

sergio500

Esses trabalhos foram registrados no Estudio Berimbau em São Carlos, onde podem ser obtidos por solicitação no site http://www.berimbauestudio.com.br/

Um excelente número de composições tipo terceira cultura tem sido realizado pioneiramente pelo Prof. Norberto Cairasco, neuro-cientista da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, no qual ele associa a música executada por grupos musicais com sua própria inspiração ao ouvi-la, executando maravilhosas ilustrações por meio de aplicativos digitais.

Parte desse material constituiu evento no Instituto de Estudos Avançados – Polo Ribeirão Preto (USP), em comemoração da Semana Internacional do Cérebro – 2017 e o vídeo pode ser encontrado no site do IEA/USP – Polo Ribeirão Preto pelos interessados.

(Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas (IFSC/USP) – Acad. Brasil. Ci. / Presid. Honor. SBPC – Coordenador de Projetos OPAS/FAPESP/MIT – Diretor do PIEPAL)