23 de junho de 2017

CEPOF/IFSC realiza Feira de Ciências no próximo domingo

CEPOF_-_LOGO100No próximo domingo, 25 de junho, o Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica – CEPOF/IFSC realiza a Feira de Ciência e Tecnologia da CEPOF/USP-2017, um evento que é resultado de uma importante parceria entre o CEPOF e a Diretoria de Ensino – Regional São Carlos, e que ocorrerá no Salão de Eventos da USP (entrada pela Marginal, antes do Habib’s), entre as 10 e 17 horas.

A Feira contará com a participação de 55 Clubes de Ciências criados em escolas públicas. Os experimentos a serem apresentados pelos alunos incluem kits educativos do Programa “Aventuras da Ciência”, distribuídos gratuitamente pelo CEPOF há cerca de 1 ano às escolas vinculadas à Diretoria de Ensino-Regional de São Carlos – DE, a qual abrange as cidades de São Carlos, Itirapina, Descalvado, Corumbataí, Dourado, Ibaté e Ribeirão Bonito.

ediao_2016-2

Equipe coordenadora

Segundo a coordenadora de Difusão Científica, Wilma Barrionuevo, a constituição desse grande número de clubes de ciências é uma grande vitória, fruto do esforço conjunto dos integrantes do CEPOF, bem como pelo esforço e cooperação intensiva da Diretoria de Ensino. A equipe coordenadora conta com os educadores Vanderlei Bagnato, Euclydes Marega, Cristina Kurachi, Wilma Barrionuevo, Débora Gonzalez e Silvana Belotti, além de professores, técnicos e alunos do CEPOF/IFSC/DE.

Um dos principais intuitos das ações de Difusão Científica do CEPOF é aproximar a USP da sociedade em geral. “A grande importância da ciência está no fato dela produzir tecnologia. A tecnologia, por sua vez, resolve grande parte dos problemas da humanidade, através de todas as suas áreas: medicina, física, engenharia e biologia, dentre outras. Assim, é extremamente importante despertarmos no jovem o prazer pela ciência”, destacou Wilma Barrionuevo.

Para o Prof. Dr. Vanderlei Bagnato, docente do IFSC/USP e coordenador do CEPOF, a finalidade da Feira será introduzir a ciência nos estudantes, de modo a complementar o ensino que eles já recebem nas escolas, onde têm aulas expositivas. Segundo o docente, para participarem da Feira, os jovens tiveram que imaginar e inventar o que queriam observar, com os instrumentos que receberam como apoio. “Além disso, há o fator da descoberta. Muitos não conseguem visualizar o planeta Terra como ele é. Com o uso dos kits e a prática da ciência, os alunos visualizam melhor o que realmente acontece na natureza. Nossa ideia é que a experimentação seja parte da formação científica das pessoas”.

edicao_2016

Edição de 2016

A Feira de Ciências incluirá a exibição do Planetário do CEPOF, bem como vários experimentos e jogos lúdicos, os quais serão apresentados por educadores do CEPOF/IFSC.

Para informações adicionais, contate Wilma Barrionuevo pelo email: wilma@ifsc.usp.br

O evento é aberto a toda população, entrada gratuita. Leve a sua família!