22 de agosto de 2016

CEPOF lança “Clube da Ciência”

Foi lançado no 15 de agosto, na sede da Diretoria Regional de Ensino, perante cerca de kit300100 diretores, coordenadores, professores e da equipe de Difusão Científica do CEPOF*, o Clube da Ciência, um programa que envolverá a participação de 26 escolas estaduais de São Carlos e região e que foi idealizado pelo docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof Vanderlei Bagnato, coordenador do CEPOF, e pela Dirigente Regional de Ensino, Profa. Débora Gonzalez Costa Blanco.

O Clube da Ciência será constituído por grupos de pesquisas que serão formados nas escolas, contando com cerca de 300 pessoas, entre alunos, professores e coordenadores, sendo que, para esse objetivo, o CEPOF fornecerá 4 kits educacionais interativos para cada escola. Os kits Aventuras da Ciência, que abrangem as áreas de Física, Química, Biologia, Matemática e Geologia, foram idealizados por professores de universidades públicas renomadas (USP, UFRJ e UNESP), tendo por objetivo auxiliar no ensino prático das escolas de níveis fundamental e médio e despertar no jovem o prazer pela ciência.

LANAMENTO_DO_CLUBE_DA_CINCIA-500

Lançamento do Clube da Ciência

O programa terá como coordenadores gerais o Prof. Vanderlei Bagnato, a Dirigente Regional de Ensino, Profa. Débora Gonzalez Costa Blanco, os Coordenadores de Difusão Científica do CEPOF, nomeadamente, a Dra. Wilma Barrionuevo e o Prof. Euclydes Marega, a Gerente Geral da Educar, Profa. Mirian Barbosa e a Coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de São Carlos, Profa. Silvana Belotti.

Na primeira fase do programa, os professores participarão de uma capacitação com os kits, a ser realizada na USP, seguindo-se, de imediato, a iniciação dos trabalhos nas escolas. Para cada kit será formada uma equipe de cinco alunos que serão supervisionados semanalmente por um professor da própria escola, em horário contratado para tal finalidade.

Em fase posterior, os alunos farão um programa televisivo, que será transmitido pela TV do CEPOF/USP – Canal 10 da NET. Além disso, serão produzidos DVD’s, que serão entregues às escolas. Atividades complementares incluem aulas ao vivo, que serão transmitidas às escolas pela internet, sendo que durante essas aulas os alunos poderão enviar perguntas, que serão respondidas ao vivo.

Representantes_do_CEPOF_e_da_Diretoria_Regional_de_Ensino_So_Carlos-500

Representantes do CEPOF e da Diretoria Regional de Ensino São Carlos

Serão, ainda, transmitidas 16 aulas demonstrativas, que serão produzidas por pesquisadores da USP. As aulas teóricas serão divididas em quatro diferentes áreas: Física, Biologia, Química e Matemática. O conteúdo será sugerido pela Diretoria de Ensino, de acordo com o conteúdo programático do currículo dos alunos, sendo que os programas deverão auxiliar na ministração das aulas regulares nas escolas.

*Recordamos que CEPOF – Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica, é um CEPID da Fapesp em apoio com o CNPq, que se encontra alocado no IFSC/USP.

(Com informações da Dra. Wilma Barrionuevo)