20 de agosto de 2023

CEPOF/IFSC-USP leva exposição de ciências, palestras e oficinas educacionais a Minas Gerais

Neste mês de agosto, o Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF/INCT), alocado no IFSC/USP, levou para Minas Gerais a exposição de ciências intitulada “A Vida: do Visível ao Invisível”, integrada no evento “10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia” que está sendo realizado na cidade São Sebastião do Paraiso (MG), entre os dias 6 e 31 de agosto, estimando-se que seja visitado por cerca de 40 mil estudantes, professores e população geral.

A iniciativa é da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio das Secretarias Municipais de Ciência e Tecnologia, e de Educação e Cultura, e cujo tema deste ano é o “Mundo dos Insetos: uma viagem pelas curiosidades da natureza”, a qual traz réplicas robotizadas e sonorizadas em tamanho gigante de diversos animais pertencentes ao filo dos artrópodes, como insetos e aracnídeos.

Durante o evento, os docentes e colaboradores do CEPOF tiveram uma participação ativa. O Prof. Dr. Euclydes Marega Junior, Coordenador Geral de Difusão Científica do CEPOF, fez a palestra de abertura do Ciclo de Seminários, com o tema “A Ciência e Tecnologia Aplicada ao Desenvolvimento da Sociedade”. No dia seguinte, 15/08, participou do “3º Seminário Municipal de Ciência e Tecnologia: Ciências básicas Aplicadas à Sociedade”, onde ministrou a palestra “Ciência para o Desenvolvimento Social e Econômico”, tendo doado, no final de sua apresentação, diversos kits educacionais da área de física para a Escola Estadual Clóvis Salgado.

A Profa. Dra. Wilma Barrionuevo, membro da equipe de Difusão Científica do CEPOF, também esteve envolvida em várias atividades. Além de explanar o conteúdo científico da exposição do CEPOF para os visitantes do evento, proferiu a palestra “Inovações na Ciência: Tecnologias e Boas Práticas de Ganho de Saúde e Bem-estar” tendo realizado oficinas experimentais de Ciência e Tecnologia para as escolas, utilizando kits educacionais interativos. As oficinas contaram com a participação ativa de estudantes e professores, os quais mostraram-se entusiasmados com o aprendizado obtido. A professora participou, ainda, da mesa de encerramento do evento, ao lado de professores e coordenadores da Universidade Federal de Lavras e da Universidade do Estado de Minas Gerais, onde falou sobre os cursos oferecidos pela USP e sobre o sistema de ingresso e de cotas disponíveis para estudantes de escolas públicas.

Palestra com o Prof. Euclydes Marega Junior

De acordo com o Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Prof. Dr. Cícero Barbosa, o evento conta com parcerias importantes de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa. Dentre elas está a USP – Campus São Carlos, que levou duas exposições temáticas: (1) “A vida – do invisível ao visível” – criada por pesquisadores do CEPOF e, também, a exposição “Bicho: quem te viu, quem te vê – animais do cerrado”, produzida pelo CDCC-USP – Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP São Carlos.

Participam ainda deste evento a UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais – Campus Passos, a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e a FUNED – Fundação Ezequiel Dias, de Belo Horizonte.

(Colaboração: Profa. Dra. Wilma Barrionuevo – CEPOF/IFSC-USP)