8 de novembro de 2016

2ª Escola Avançada de Física Experimental

No sentido de promover e motivar a atuação de jovens físicos em áreas experimentais, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), está com cbpf-200inscrições abertas, até 20 de novembro do corrente ano, para a realização da 2ª Escola Avançada de Física Experimental do CBPF (2ª EAFExp), evento que ocorrerá entre 6 e 17 de fevereiro de 2017, sendo que o objetivo é fazer uma imersão, por duas semanas, no dia a dia das atividades experimentais nos laboratórios do CBPF.

Esse evento, voltado para a física experimental, está aberto a estudantes de graduação (a partir do quinto semestre) e pós-graduação, tanto do Brasil quanto da América do Sul. Ao todo, serão cerca de 60 vagas.

A 2ª EAFExp valerá créditos que poderão ser usados pelos alunos dos programas de pós-graduação em física do Rio de Janeiro e do Brasil. Ao longo das duas semanas, a carga horária será de 64 horas, totalizando quatro créditos.

Módulos e avaliação

O evento compreenderá aulas expositivas, comuns a todos e atividades em laboratórios – estas últimas específicas e divididas em módulos, cuja organização e dinâmica poderão variar. Para a 2ª EAFexp, os módulos abordarão temas como: informação quântica, supercondutividade; nanomagnetismo; dinâmica da magnetização; física de superfícies; e física de altas energias. VER A DESCRIÇÃO DOS MÓDULOS, CLICANDO AQUI.

Os alunos farão a escolha dos módulos depois dos primeiros dias do evento, quando já terão participado do chamado ‘núcleo comum’ e dispuserem de informações sobre a natureza de cada módulo e o cronograma de atividades.

No encerramento das atividades, haverá uma sessão de seminários, na qual cada grupo de alunos fará uma breve exposição (média de 30 minutos) dos resultados e das conclusões dos trabalhos desenvolvidos durante a escola. Além disso, cada grupo apresentará um relatório (no formato de uma publicação para um periódico) sobre esses resultados. Essas duas atividades (relatório e seminário) servirão para a avaliação final.

Os alunos realizarão experimentos com considerável grau de complexidade nos quais temas da física contemporânea serão abordados e estudados por técnicas experimentais do estado da arte. Na 2ª EAFexp, os temas abrangerão informação quântica; supercondutividade; nanomagnetismo; dinâmica da magnetização; física de superfícies; e física de altas energias.

Os alunos se depararão, ao longo das semanas, com diferentes desafios inerentes ao cotidiano de um laboratório de pesquisa. Por exemplo, contextualização do problema a ser estudado; preparação de amostras; caracterização por técnicas sofisticadas; medida de grandezas físicas relacionadas ao tema em questão; e interpretação dos resultados obtidos.

Cada módulo terá um número limitado de alunos. E cada aluno participará de um único módulo experimental, sem possibilidade de troca.

Nos primeiros dias, ocorrerão aulas expositivas nas quais serão apresentados os temas que serão desenvolvidos pelos alunos nos laboratórios do CBPF. Os dias seguintes serão dedicados a tarefas realizadas integralmente nos laboratórios.

Inscrições

As inscrições serão feitas on line (www.cbpf.br/eafexp), até 20 de novembro deste ano, sendo que cada uma delas será analisada pelo Comitê Organizador. Com base nessa avaliação, será feita uma classificação geral, cujos critérios serão: rendimento acadêmico do candidato, currículo (realização de iniciação científica etc.), bem como ‘carta de motivação’ na qual o candidato exporá suas motivações para participar do evento.

O resultado da seleção será divulgado em 1 de dezembro deste ano e o prazo para confirmação de participação será até 11 de dezembro.

As EAFexp são um desdobramento do ‘Mãos na Massa’, módulo extremamente bem-sucedido da X Escola do CBPF, realizada em julho de 2015.

cbpf-500

Ajuda de custo

O evento tem uma quantidade limitada de recursos. Portanto, a Comissão Organizadora irá disponibilizar diárias até o limite de R$ 1.280,00 para um número limitado de selecionados de fora do chamado ‘Grande Rio’, priorizando alunos de graduação.

A 2ª EAFexp tem apoio da empresa de instrumentação científica Quantum Design International.

Para solicitar mais informações sobre a 2ª EAFexp, envie um email para eafexp@cbpf.br

7 de novembro de 2016

CBPF – 2ª Escola Avançada de Física Experimental