22 de maio de 2015

Cartaz da OBF exalta a inclusão equitativa do ensino

cartaz-200Foi lançado, durante este mês de maio, o cartaz de divulgação da Olimpíada Brasileira de Física – OBF 2015, que traz como tema os trabalhos artísticos das Atividades Paralelas da Olimpíada Brasileira de Física – OBF, coordenadas nos últimos dois anos pela Dra. Wilma Barrionuevo e pelo Prof. Euclydes Marega, ambos do Grupo de Óptica do IFSC/USP, auxiliados por alunos do IFSC.

A escolha das Atividades Paralelas da OBF como tema do cartaz foi uma iniciativa do atual coordenador da OBF/SBF, Dr. Munemasa Machida, que considera importante a participação de todos os alunos durante toda a Olimpíada, mesmo que seja por meio da arte.

Mesmo os alunos que não alcançam média para participar das fases mais avançadas podem continuar participando da OBF, por meio das Atividades Paralelas. Essa ação visa à inclusão desses alunos durante todo o processo, bem como a participação dos professores em várias das atividades. Assim, esse ano, além de estarem recebendo medalhas e certificados, os melhores alunos das Atividades Paralelas ainda tiveram seus trabalhos reconhecidos por meio da divulgação da OBF, em praticamente todas as escolas do país.

Segundo o coordenador de Difusão Científica do Grupo de Óptica do IFSC/USP, Prof Euclydes Marega, as Atividades Paralelas da OBF são organizadas no sentido go2015-200de auxiliar na difusão equitativa do conhecimento e na aquisição, por parte dos estudantes, de múltiplas habilidades e competências pela ciência e pela arte.

A Dra Wilma acrescenta: Esperamos que tais ações venham a ampliar o campo de possibilidades que esses jovens terão no mercado de trabalho, além de conceder-lhes uma atitude mais eficaz e positiva frente aos inúmeros desafios da vida (a foto traz membros da equipe coordenadora, os quais também receberam medalhas por seu desempenho).

O tema das Atividades Paralelas de 2014 foi A Luz na Vida e na Ciência, em homenagem ao Ano Internacional da Luz. O concurso, bastante amplo, incluiu ilustrações, fotografias com tema livre e, também, desafios de física, que consistem em experimentos realizados por equipes de alunos coordenados por um professor. Os trabalhos foram julgados por várias comissões, as quais tiveram a participação da comunidade científica do IFSC-USP.

imagem-500