28 de janeiro de 2016

Candidatos aprovados matriculam-se na USP São Carlos

CANDIDATOS-MATRICULAS-USP-2016_200Ao longo da última terça-feira, 26 de janeiro, diversos candidatos aprovados nos cursos de graduação da USP, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)*, estiveram no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), onde realizaram suas matrículas. Outros candidatos também se matricularam nos dias 22, na Administração Central da Cidade Universitária, e 25 de janeiro, na Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.

Esta foi a primeira vez que candidatos puderam ingressar nos cursos de graduação da USP, através do Sisu. A adesão da Universidade ao Sistema foi aprovada pelo Conselho Universitário, em 23 de junho de 2015. Das 11.057 vagas oferecidas no vestibular da Fuvest** em 2016, 1.489 delas foram destinadas ao Sisu. Destas 1.489 vagas, 728 foram atribuídas à área de humanas, 413 à área de ciências exatas e tecnologia, e 348 à área de ciências biológicas.

EDER_AUGUSTO_500

Eder Augusto Ferreira Sena, de 17 anos, foi um dos candidatos aprovados na graduação do IFSC/USP, através do Sisu. Ele, que veio de Campo Grande (MS) para fazer sua matrícula na Unidade, sempre se sentiu atraído pelo fato da Física explicar como diversos fenômenos ocorrem. “Sou fascinado por essa característica da Física”, comentou ele, que pretende promover o conhecimento, após se formar na Universidade.

CAUE_LIMA_500

Eder não veio sozinho à cidade de São Carlos. Seu amigo de escola, Cauê Lima Curvelo da Silva, se apaixonou pela área em questão, quando assistiu à primeira aula de Física. “Escolhi o IFSC porque aqui tem grupos de pesquisa que trabalham com áreas [teorias de campos quânticos, entre outras] que me interessam. Além disso, acho que a USP é uma universidade completa”, disse o jovem de 17 anos, referindo-se às pesquisas que são desenvolvidas na Universidade. “Acho que a USP é o lugar perfeito para mim. Quero aprender tudo o que puder, e mais um pouco”, afirmou ele, que já pensa, inclusive, no desenvolvimento de um mestrado e de um doutorado.

ADRIANO_500

O engenheiro elétrico Adriano Ademar Curvelo da Silva é pai de Cauê. Para o engenheiro, a sensação de ter o filho longe de casa, estudando no IFSC/USP, é ótima. “Ele está fazendo o processo inverso do pai. Porque eu saí de São Paulo e fui estudar em Mato Grosso do Sul. Agora, ele está saindo de casa, para se formar na USP”. Quando o filho lhe contou que cursaria Física, Adriano ficou “espantado”, mas, hoje, incentiva Cauê a seguir a carreira desejada.

ORLANDO_500

Orlando Nogueira, de 18 anos, mora em Curitiba (PR). Durante o ensino médio, o jovem foi bastante influenciado pela Física, motivo pelo qual se matriculou no IFSC/USP neste ano. “Escolhi o IFSC, porque sempre via o nome de São Carlos quando pesquisava cursos de Física”, disse o estudante, que sempre recebeu o apoio da família e de seus professores, os quais o incentivaram a buscar o conhecimento tanto dentro da sala de aula, como fora dela.

ISABEL_500

Isabel Silva de Almeida é mãe de um dos novos ingressantes do Instituto. Como seu filho não pôde vir à Unidade, Isabel veio matriculá-lo. “A sensação de ter o filho longe de casa é boa, porque confio muito nele. Ele é muito estudioso e tem uma vontade grande de aprender. Creio que dará conta”, disse ela, esperançosa. Em breve, seu filho se mudará para a cidade de São Carlos para estudar no Instituto.

CESAR_FILHO_500

César Filho, um jovem de Goiânia (GO), enfrentou 700 km de viagem para vir ao IFSC, na manhã do dia 26, onde se matriculou no curso de Ciências da Computação, que é oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP). Aos 10 anos de idade ele começou a se interessar por programação e, desde então, sabe que quer atuar nessa área. “Pretendo estudar bastante e me destacar no curso”, afirmou o estudante de 17 anos.

*Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sisu é um sistema, pelo qual os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) podem ingressar em uma instituição pública de ensino superior;

**Fundação Universitária para o Vestibular.