18 de abril de 2018

Alunos solidários iniciam a “Campanha USP do Agasalho”

Inicia-se no dia 15 de abril, em diversos pontos da cidade de São Carlos, a arrecadação da edição 2018 da Campanha USP do Agasalho, levada a cabo por um numeroso grupo de alunos pertencentes ao Campus USP de São Carlos, extremamente dedicados e solidários com as comunidades mais necessitadas.

Ao longo dos dias 12 e 13 de abril, caixas devidamente identificadas com cartazes do projeto foram já colocadas pelas equipes em pontos estratégicos da cidade de São Carlos. Essas caixas estarão esperando doações que serão direcionadas a entidades sociais sediadas na região da cidade, tais como orfanatos, asilos, creches, centros de recuperação, lares de acolhimento e reabilitação, entre outras.

Este ano, a Campanha USP do Agasalho conta com sessenta membros efetivos, sendo todos estudantes de graduação e pós –graduação de diversos cursos da USP São Carlos. Além disso, estima-se a colaboração de cerca de cem voluntários para as atividades abertas do projeto. Recordamos que em 2017, a Campanha USP do Agasalho conseguiu recolher mais de 45 mil peças de roupa, que foram distribuídas entre cerca de quarenta entidades necessitadas da cidade e região.

Luiz Carlos Cambuim Machado, aluno de mestrado do programa de pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), é o atual coordenador-geral do projeto e, junto com sua equipe, trabalha arduamente na finalização de todos os pormenores para o sucesso da edição desse ano: “Temos quatro núcleos trabalhando incansavelmente para que tudo esteja pronto para o início das arrecadações, no próximo dia 15 – as equipes de Divulgação, Entidades, Infraestrutura e Relações Externas estão preparadas aguardando a adesão dos doadores. A partir daí começa o trabalho de recolha, catalogação, triagem das roupas e entrega. Vai ser um trabalho duro, mas muito gratificante”, afirma Luiz.

Nos bastidores da campanha, outro trabalho está sendo feito, nomeadamente atraindo novas empresas patrocinadoras do projeto e tentando aumentar o espectro da ação, levando inclusive apoio a entidades que estejam sediadas fora da cidade.

A arrecadação de roupas é feita de duas formas: a primeira, já mencionada, é realizada nos pontos de coleta, principalmente no comércio, através de caixas devidamente identificadas; a segunda forma se dá através do evento designado Saída às Ruas, no qual os voluntários visitam as pessoas nas suas residências, fazendo a recolha de roupas.

“Para deixar os cidadãos alertados e com as doações separadas, uma semana antes deixamos um pequeno panfleto nas casas, avisando de nossa visita”, complementa Luiz Carlos.

Edição de 2017 – Ponto de triagem

Clique AQUI para obter mais informações sobre a iniciativa.

Portanto, dia 15 se iniciam as arrecadações da Campanha USP do Agasalho 2018.

Confira no mapa abaixo a localização dos pontos de coleta.

Colabore. Quanto mais gente, mais quente!

Os alunos da USP de São Carlos dão o exemplo.