11 de março de 2011

Câmara Municipal de São Carlos atribui título de “Cidadão Honorário” ao Vice-Reitor da USP – Prof. Dr. Hélio Nogueira da Cruz

6 de março de 2011

Em solenidade realizada na noite de 3 de março, pelas 20 horas, na sala das sessões  do Edifício Euclides da Cunha, a Câmara Municipal de São Carlos  entregou o título de “Cidadão Honorário de São Carlos” ao vice-reitor da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Hélio Nogueira da Cruz,em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do Município de São Carlos.

Esta solenidade foi oficializada pelo Decreto Legislativo No. 710, de autoria do presidente da Câmara, Edson Fermiano (PR), com voto unânime dos membros do órgão.

Estiveram presentes nesta cerimônia inúmeros dirigentes, docentes e funcionários da USP, que lotaram a referida sala de sessões, bem como representantes da classe política local, com destaque para o Prefeito de São Carlos, Prof. Oswaldo Baptista Duarte Filho, Vereadora Laíde das Graças Simões, Marquinho Amaral, em representação do Deputado Estadual Roberto Massafera e o próprio Presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Vereador Edson Fermiano.

O Homemenageado

A sessão foi iniciada pelo discurso da Vereadora Laíde Simões, tendo sublinhado que aquele não era um ato meramente social, mas um gesto que simbolizava apreço e respeito pelo trabalho desenvolvido por Hélio Nogueira da Cruz em prol do desenvolvimento da cidade. Para a Vereadora,A USP faz parte da história de São Carlos e, sem ela, a cidade não teria atingido a importância e a notoriedade alcançadas.

Por seu turno, Marquinho Amaral transmitiu as saudações do Deputado Estadual Roberto Massafera ao homenageado, tendo congratulado o Presidente da Câmara pela iniciativa.

Na sua fala, o Prefeito de São Carlos, Oswaldo “Barba” referiu que falar do homenageado, para a Academia, era fácil, referindo-se à platéia, majoritariamente constituída por docentes e pesquisadores. No seu discurso, Oswaldo Baptista Filho, assinalou que A instalação da USP em São Carlos (década de 1940) marcou determinantemente a evolução de São Carlos. Tudo o que temos de avanço tecnológico agradecemos a USP de São Carlos, tendo recordado que as próprias UFSCar e EMBRAPA foram idealizadas por pesquisadores e docentes da USP de São Carlos. Com humor peculiar, o Prefeito de São Carlos advertiu o homenageado: Meu caro Hélio, você agora tem uma responsabilidade muito maior, porque a partir de hoje o Vice-Reitor da USP é cidadão são-carlense; você vai ver a pressão que vai sofrer da comunidade uspiana de São Carlos.

No capítulo dos discursos, destaque também para a intervenção do Diretor do Instituto de Física de São Carlos. Prof. Antonio Carlos Hernandes. Na sua fala, o diretor do IFSC destacou a história do Prof. Hélio Nogueira da Cruz com o interior do Estado de São Paulo, como sendo bem antiga:

Ele nasceu na cidade de São Paulo, é paulistano, mas morou por um bom tempo na cidade de Campinas e um outro período, também, na cidade de Rio Claro. Foi a profissão do pai que trouxe ele para o interior. Entretanto, toda a sua formação acadêmica foi realizada na Universidade de São Paulo, mais especificamente na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), com um pós-doutorado na Yale University. Tem se dedicado a pesquisa em temas como Política de Ensino Superior e Ciência e Tecnologia, com uma vertente para inovação, entre outros. Aqui identifiquei um dos pontos de aproximação do professor Hélio com a cidade de São Carlos: a Capital da Tecnologia ou a cidade do conhecimento. Esta cidade, em que Inovação é tema diário, possui, para citar um exemplo às senhoras e senhores, por volta de 1000 indústrias, sendo que mais de 20% delas são consideradas de alta tecnologia. Ou seja, a presença forte de Universidades de Primeira Linha não traz somente benefícios ao comércio e setores de serviço. Modifica o perfil da cidade, traz empregos qualificados, traz qualidade de vida. O economista e professor Titular Hélio Nogueira da Cruz continua com suas reflexões acadêmicas, de modo a gerar conhecimento que auxilie o Estado de São Paulo e o país a implementar políticas econômicas e de gestão, que priorizem a educação, a ciência e, em especial, a Inovação – referiu o Hernandez.

O orador citou a segunda aproximação do homenageado com a cidade de São Carlos, por motivos familiares, já que o filho de Hélio Nogueira da Cruz é ex-aluno da Escola de Engenharia de São Carlos e a vinda a cidade, por motivos particulares, fez com que conhecesse de perto a cidade, onde tem grandes amizades:

Naturalmente, outros temas e projetos também contribuíram para a sua maior aproximação com a cidade, mas foi a partir de 2001 que podemos dizer que o paulistano estava trilhando o caminho de um verdadeiro são-carlense. Aquele que trabalha arduamente para o bem da cidade, incansável em seus propósitos, e que vislumbra um futuro melhor não somente a comunidade uspiana, mas a população em geral. Presidir a Comissão de Implantação do campus 2 da USP e trabalhar, como ainda o faz, para que a cidade avance cada vez mais na formação de recursos humanos de alta qualidade, para que tenhamos mais inovações, que irão gerar novas empresas e mais postos de trabalho, trabalhar para que a cidade de São Carlos cresça com qualidade de vida e que toda a população seja beneficiada com os avanços foi e tem sido a dedicação do professor Hélio Nogueira da Cruz nas muitas reuniões para que o campus USP, tanto a área 1 como a área 2, continue crescendo. Nesta atual gestão reitoral, o professor Hélio retornou a presidência da Comissão de Implantação do Campus 2 e os investimentos não custaram a aparecer. Biblioteca, centro de convenções, novos cursos e novos edifícios para pesquisa receberam o apoio do magnífico reitor, graças ao apoio incondicional do professor Hélio e o amor que ele tem por este campus e por esta cidade – finalizou o Diretor do IFSC.

Rui Sintra – jornalista – Assessoria de Comunicação

Data: 06/03/2011