26 de fevereiro de 2020

Com boa disposição: calouros do IFSC/USP reúnem-se com Diretoria

Como funciona o Instituto de Física de São Carlos? De que forma os alunos se podem integrar nos diversos setores do Instituto, conhecer os grupos de pesquisa e interagir com pesquisadores, funcionários e docentes?

Um pouco do que é citado acima foi conversado e discutido na conversa realizada na tarde do dia 17 de fevereiro, entre o vasto lote de calouros do IFSC/USP e o diretor do Instituto, Prof. Vanderlei Bagnato, que esteve acompanhado pelo Presidente da Comissão de Graduação do Instituto, Prof. Luis Marcassa.

Com o Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” praticamente lotado, Bagnato teve a oportunidade de aconselhar os alunos a manterem um bom relacionamento entre si, independente das particularidades pessoais de cada um, para que os estudos se tornem uma paixão e não apenas uma simples obrigação. “Façam amizades aqui no Instituto, pois elas irão durar o resto de suas vidas. Batam na porta dos laboratórios e fiquem por dentro do que está sendo feito lá, pois só assim vocês irão encontrar seu caminho na pesquisa”, enfatizou o diretor do IFSC/USP.

Dos destaques apontados por Bagnato aos calouros, um deles foi a extrema dedicação e disponibilidade que os funcionários do Instituto têm para com os alunos, bem como a extraordinária infraestrutura da Biblioteca do IFSC/USP, aberta 24 horas, constituindo um espaço onde os alunos encontram tranquilidade para momentos de reflexão e estudo, tão necessários para a vida acadêmica, e sempre apoiados pelos profissionais que ali prestam serviço.

Quanto à disponibilidade da Diretoria para conversar com os alunos, o diretor do IFSC/USP foi esclarecedor. “Minha porta está aberta para todos vocês colocarem dúvidas, fazerem sugestões, ou simplesmente bater um papo. E, se por qualquer motivo eu não estiver em minha sala, basta pedirem à secretária da Diretoria, Claudia Tofaneli, para agendarem uma hora. Simples assim! Por outro lado, vocês têm que criar uma rotina própria, no tempo de cada um, pois o IFSC/USP funciona como uma grande família, mas sempre respeitando a individualidade de cada pessoa.”

Outro assunto focado neste encontro foi o serviço prestado pelo Instituto através de uma psicóloga especializada em problemas característicos dos estudantes universitários, como, por exemplo, os efeitos sobre os jovens ao se encontrarem longe das famílias e dos amigos, o estresse, a ansiedade e mesmo a depressão.

Embora não tendo estado presente neste encontro, por compromissos profissionais, a psicóloga Drª Barbara Kolstok Monteiro deixou um vídeo de saudação aos novos alunos do Instituto. (CLIQUE NA IMAGEM AO LADO PARA ASSISTIR AO VÍDEO)

O Presidente da Comissão de Graduação do IFSC/USP, Prof. Luis Marcassa, também teve a oportunidade de conversar com os estudantes, tendo apresentado a eles os Coordenadores dos Cursos, nomeadamente os Profs. Alessandro Nascimento (Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares); Tereza Mendes (Bacharelado em Física Computacional); José Fabian Schneider (Bacharelado em Física) e Cibelle Celestino Silva (Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas).

Em sua conversa com os calouros, Marcassa chamou a atenção de todos para o fato de a partir daquele momento cada um passa a ser responsável por si mesmo e que a reflexão será sempre necessária em assuntos como a ingestão de álcool, drogas, relações sexuais, etc..

“Vocês estão longe de casa, para muitos pela primeira vez. Pensem em tudo isso seriamente. Embora nós estejamos aqui para ajudá-los em tudo o que necessitarem, existem assuntos que só vocês podem gerir. Façam uma boa gestão de seu tempo. Estudem, divirtam-se sempre que puderem, desde que não prejudique seu caminho acadêmico, alimentem-se bem e equilibradamente, façam amizades”, pontuou Luis Marcassa.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP