29 de agosto de 2019

No IFSC/USP: “Gravitação, emaranhamento e informação”

O mais recente seminário integrado no programa Café com Física, ocorrido no dia 28 deste mês, contou com a participação do pesquisador André Landulfo (UFABC), que dissertou sobre o tema Gravitação, emaranhamento e informação.

A teoria da informação quântica oferece o arcabouço teórico necessário para o estudo do processamento e transmissão de informação, bem como para o estudo do emaranhamento e sua dinâmica. Mas, como o formalismo da teoria da informação e suas previsões se alteram quando existe interesse em sistemas quânticos que têm movimentos relativísticos, ou se o espaço-tempo em questão possui estruturas não triviais, como horizontes de Cauchy ou horizonte de eventos de buracos negros?

A resposta para tal pergunta pode ter um papel fundamental para se lançar luz em alguns problemas em aberto de gravitação semiclássica, como o destino da informação no processo de evaporação de buracos negros ou a origem da sua entropia.

Neste seminário, o palestrante discutiu como fica a dinâmica do emaranhamento na presença de horizontes (em particular no contexto do efeito Unruh e nas vizinhanças de buracos negros), tendo analisado quanta informação (clássica e quântica) pode ser transmitida entre duas partes, em espaços-tempos gerais.

Os momentos finais de sua apresentação foram preenchidos com uma breve discussão sobre qual seria o custo energético associado à transmissão de informação.