22 de agosto de 2018

“Café com Física” – “Geometrically Frustrated Coulomb Liquids”

Em mais uma edição da iniciativa Café com Física, realizada no dia 21 de agosto, o IFSC/USP recebeu o Dr. Vladimir Dobrosavljevic, docente e pesquisador do Departamento de Física e do National High Magnetic Field Laboratory – Universidade Estadual da Florida (EUA), que dissertou sobre o tema Geometrically Frustrated Coulomb Liquids.

Graduado em Física, em 1983, na Universidade de Física de Belgrado (Iugoslávia), Vladimir fez seu mestrado e doutorado nos anos de 1985 e 1988 na Brown University – Providence (EUA), sendo que seu interesse pelo tema das transições metal-isolante é um dos destaques de sua vida acadêmica, tema esse que chegou a um foco renovado nos últimos dezoito anos, com a descoberta da supercondutividade em alta temperatura e que desencadeou muita atividade no estudo de “metais ruins”.

Muitos dos materiais desta família consistem em metais de transição ou mesmo elementos de terras raras, correspondentes a compostos que estão essencialmente à beira do magnetismo. Aqui, as abordagens convencionais se mostraram de pouca ajuda, mas pesquisas recentes levaram a uma verdadeira avalanche de ideias e técnicas novas e excitantes, tanto na frente experimental quanto na teórica.