21 de fevereiro de 2020

“Café com Física” – Dissertando sobre o modelo de Skyrme

Em mais uma edição do programa “Café com Física”, realizada no dia 21 de fevereiro, o IFSC/USP recebeu Carlos Naya Rodriguez, pesquisador do Instituto Nazionale di Fisica Nucleare Sezione di Lecce (Itália), que apresentou o seminário Skyrmions and rho mesons, a successful relationship for light nuclei, relacionado com o modelo Skyrme.

Nos anos sessenta, as ideias de Skyrme receberam mais apoio quando se descobriu que, no limite do grande número de cores de QCD, surgia repentinamente uma teoria eficaz de mésons. Nos últimos anos, houve um renascimento das idéias da Skyrme e novos modelos foram propostos para superar duas das principais desvantagens da teoria, a saber, as imensas energias de ligação e a falta de estruturas de cluster.

Um dos objetivos da palestra de Rodriguez foi abordar o êxito da resolução dos dois problemas, simultaneamente.